Desigualdade Ambiental e Acumulação por Espoliação: O Que Está em Jogo na Questão Ambiental?

O texto, publicado pela revista E-Caderno do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, discute as ideias básicas discutidas no Seminário "Desigualdade Ambiental e Regulação Capitalista: da acumulação por espoliação ao ambientalismo espetáculo."

[Leia Mais]

Cartografia Social e Dinâmicas Territoriais: marcos para o debate

A aprovação da convenção da OIT , em 1989, iniciou uma série de amplas mudanças políticas nas relações entre os indígenas - e , em menor medida, a população negra- e suas terras tradicionais nas terras baixas tropicais da américa Latina. Esta convenção estabelece uma base legal para os direitos culturais, a auto-determinação, e o reconhecimento das terras tradicionais. além de converter-se em uma lei nacional , uma vez ratificada, esta convenção foi incorporada a muitas reformas constitucionais que se generalizam na região desde 1990. Um dos resultados destes desenvolvimentos tem sido o mapeamentos dos direitos a terras pelas comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.

[Leia Mais]

Entrevista com Professor Henri Acselrad- Revista IDeAs

A Desigualdade Ambiental na conjuntura atual? uma análise sobre a Rio +20 e seus possíveis desdobramentos

[Leia Mais]

Os Descaminhos da Associação Entre o Senhor Capital e a Senhora Terra.

Artigo do Professo Henri Acselrad e da aluna Juliana Neves de Barros publicado na Revista Conflitos no Campo Brasil de 2012 da Comissão Pastoral da Terra.

[Leia Mais]

Agronegócio e Povos Tradicionais

Artigo do Professor Henri Acselrad publicado no Le Monde Diplomatique.

[Leia Mais]

Cidade- Espaço Público? A Economia Política do Consumismo nas e das cidades.

Artigo do Professor Henri Acselrad publicado no 20º Volume da Revista da Universidade Federal de Minas Gerais.

[Leia Mais]

Desigualdade Ambiental, Economia e Política

Artigo do Professor Henri Acselrad publicado na 11ª edição da Revista Astrolabio- Nueva Época da Universidade Nacional de Córdoba.

[Leia Mais]

Movimentos Sociais na América Latina

Descaminhos do “ambientalismo consensualista"- artigo do Professor Henri Acselrad publicado na 32º edição da Revista do Observatório Social da América Latina.

[Leia Mais]

Anais do III Encontro Globalização, Políticas Territorias, Meio Ambiente e Conflitos Sociais

[Leia Mais]

Notas sobre a estratégia discursiva do planejamento estratégico urbano

Artigo do Professor Carlos Vainer publicado na revista Mundo Urbano da Universidade Nacional de Quilmes

[Leia Mais]

Memorial Apresentado pelo Professor Carlos Vainer em seu concurso para Professor Titular em Planejamento Urbano e Regional

Memorial apresentado pelo Professor Vainer em seu concurso para Professor Titular em Planejamento Urbano e Regional, setembro/2005

[Leia Mais]

PAN Rio 2007: Manifestações e Manifestantes.

Artigo de Danielle Barros Benedicto e Guilherme Marques.

[Leia Mais]

Cidade e Conflitos Urbanos na Imprensa Sindical Carioca (1995-2002)

Artigo apresentado por Guilherme Marques no Encontro Nacional da ANPUR 2007.

[Leia Mais]

Novos Protagonistas no Ativismo de Bairro: Uma análise sobre as novas formas de organização popular

Artigo dos estagiários do Ettern, Daniel de Jesus e Mariana Lins, apresentado na Anpur 2011.

[Leia Mais]

Pau e Circo: Copa, Olimpíadas, Movimentos Sociais e Cidades

Artigo de Guilherme Marques sobre o "empresariamento urbano" e a realização de mega eventos esportivos na cidade do Rio de Janeiro.

[Leia Mais]

Luta por Moradia e Direitos Humanos

Artigo de Ana Clara Magni e Guilherme Marques onde são apresentadas algumas observações acerca da influência da luta por moradia e das ocupações urbanas organizadas por movimentos sociais.

[Leia Mais]

Lançamento do Livro Capitalismo Globalizado e Recursos Territoriais - fronteiras da acumulação no Brasil contemporâneo

O ETTERN, o GESTA-UFMG, o NESUR-UNICAMP, o GAPTA-UFRJ e o PNCSA-UEA-UFAM convidam para o lançamento do livroCapitalismo globalizado e recursos territoriais - fronteiras da acumulação no Brasil contemporâneo.

[Leia Mais]

Grandes Projetos Hidrelétricos e Desenvolvimento Regional

Esta publicação, de autoria de Carlos B. Vainer e Frederico G. B. Araujo, é o resultado do encontro de duas equipes envolvidas em atividades de assessoria a movimentos de atingidos por barragens, do CEDI e do IPPUR/ UFRJ.

[Leia Mais]

Cartografias Sociais e Território

A inclusão de populações locais em processos de produção de mapas tem se disseminado mundialmente desde os anos 1990. O mapeamento de áreas protegidas e terras tradicionalmente ocupadas para a garantia de posse, manejo de recursos naturais e fortalecimento de determinadas culturas é fenômeno recente que tem envolvido diversas instituições e grupos sociais, tais como ONGs, organizações indígenas, entidades ambientalistas, agências governamentais, organismos multilaterais e de cooperação internacional, fundações privadas e universidades. O presente volume visa alimentar o debate sobre as experiências de inclusão de populações locais em processos cartográficos no Brasil, bem como explicitar as estratégias, os quadros conceituais e metodológicos que orientam tais experiências.

[Leia Mais]

Livro Integração Energética Sul- Americana

O Livro A Integração Energética Sul-Americana foi escrito pelo prof. Carlos Vainer e Mirian Nutti. A publicação de 2008 tem objetivo de provocar o debate e apresentar pontos importantes para serem considerados no processo de construção de uma agenda socioambiental referente a integração energética Sul-Americana.

[Leia Mais]

Inserción económica internacional y resolución negociada de conflictos ambientales en América Latina

Artigo Publicado na Revista Latino Americana de Estudos Urbanos e Regionais.

[Leia Mais]

A gestão empresarial do “risco social” e a neutralização da crítica

Artigo de autoria de Henri Acselrad e Raquel Giffoni Pinto, publicado na Revista Praia Vermelha, em 2009.

[Leia Mais]

Ambientalização das lutas sociais

Artigo de autoria do Prof. Henri Acselrad, publicado pela revista Estudos Avançados (n. 68, ano 2010).

[Leia Mais]

Conflito social e risco ambiental: o caso de um vazamento de óleo na Baía de Guanabara

Artigo produzido por Henri Acselrad e Cecília Mello. A complexidade desse entrelaçamento entre processos sociais e ecológicos, materiais e simbólicos, evidenciada por essa série de eventos, será aqui analisada em polêmica com a crescentemente difundida teoria da sociedade de risco, de Ulrich Beck, tendo como ponto de partida o estudo de caso do vazamento de óleo da Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, ocorrido em janeiro de 2000.

[Leia Mais]

Apropriações sociais das mudanças climáticas

Artigo de autoria do prof. Henri Acselrad, publicado na revista Democracia Viva (n. 43, set. 2009).

[Leia Mais]

Justiça ambiental – novas articulações entre meio ambiente e democracia

Artigo de autoria do prof. Henri Acselrad. A desigualdade ambiental é sem dúvida uma das expressões da desigualdade social que marcou a história do nosso país. Os pobres estão mais expostos aos riscos decorrentes da localização de suas residências, da vulnerabilidade destas moradias a enchentes, desmoronamentos e à ação de esgotos a céu aberto.

[Leia Mais]

Sustentabilidade e articulação territorial do desenvolvimento brasileiro

Artigo de autoria do prof. Henri Acselrad, apresentado no II Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (2008). Após discutir as dimensões teóricas do tratamento da questão do meio ambiente em quadros conceituais não determinísticos, o texto procura identificar atores e projetos envolvidos na luta hegemônica que dá forma à espacialidade do desenvolvimento brasileiro.

[Leia Mais]

Desregulamentação, contradições espaciais e sustentabilidade urbana

Artigo de autoria do prof. Henri Acselrad, publicado na Revista Paranaense de Desenvolvimento (n. 107, jul-dez. 2004), que discute a natureza das relações que hoje poderiam explicar, ao mesmo tempo, a reconstrução simbólica da identidade das cidades, movimento que compreende a proposta de “cidades sustentáveis”, e os processos sociais e materiais – marcados fortemente pela desregulamentação e pelo redesenho da esfera política – que lhe estão subjacentes.

[Leia Mais]

Cuatro tesis sobre políticas ambientales ante las coacciones de la globalización

Artigo de autoria do Prof. Henri Acselrad, publicado na revista Nueva Sociedad (n. 188, nov-dez 2003).

[Leia Mais]

Tecnologias sociais e sistemas locais de poluição

O texto, de autoria do Prof. Henri Acselrad, publicado na revista Horizontes Antropológicos (Porto Alegre, ano 12, n. 25, jan-jun.2006), apresenta resultados de uma pesquisa sobre as práticas empresariais de alocação de lixo tóxico no Estado Rio de Janeiro.

[Leia Mais]

Vantagens locacionais e padrão de distribuição territorial de resíduos industriais perigosos

O texto, de autoria do Prof. Henri Acselrad, apresentado no X Encontro de Economia Política (2005), expõe os resultados de uma pesquisa sobre as práticas empresariais de alocação de lixo tóxico no Estado Rio de Janeiro.

[Leia Mais]

O movimento de resistência à monocultura do eucalipto no Norte do Espírito Santo e Extremo Sul da Bahia

O presente trabalho, de autoria do Prof. Henri Acselrad, apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Sociologia (2007), é parte de uma pesquisa que visa entender a ação de movimentos sociais que resistem à implantação da monocultura de eucalipto no norte do Espírito Santo e Extremo Sul da Bahia.

[Leia Mais]

Descaminhos da “riqueza sustentável”

Artigo de autoria do prof. Henri Acselrad, publicado no jornal Brasil de fato, em setembro de 2004.

[Leia Mais]

Vulnerabilidade ambiental, processos e relações

Artigo de autoria do prof. Henri Acselrad, apresentado no II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais, em 2006.

[Leia Mais]

Zoneamento Ecológico-econômico – entre ordem visual e mercado-mundo

Artigo de autoria do Prof. Henri Acselrad apresentado no XII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em 2000, organizado pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP).

[Leia Mais]

  
  
  Destaques
Laboratório Ettern - Ippur UFRJ | Todos os direitos reservados | Site: SGP Infront