30 de junho e 01 de julho de 2016

Local:Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CBAE / UFRJ
Avenida Rui Barbosa, nº762 - Flamengo - Rio de Janeiro

INSCRIÇÕES NO LOCAL
As inscrições podem ser feitas diretamente no local, no período do evento.


APRESENTAÇÃO

Organizado pelo Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual (NEPLAC), tem como objetivo debater e refletir sobre experiências de planejamento urbano em contexto de conflito no Brasil e no Mundo. Com base no trabalho experimental do núcleo e de um levantamento de experiências, pretende fomentar reflexões e analises em torno da proposição de Planejamento Conflitual, considerando seus aspectos conceituais e metodológicos.

Parte-se da proposição de que é na conflituosidade cotidiana, e não apenas, nem principalmente, nas explosões e crises, que podem ser encontradas e lidas as dinâmicas sociais por meio das quais, se assim se pode dizer, falam nossas cidades. O estudo da conflituosidade urbana oferece, portanto, rica chave para a leitura da realidade e dinâmica urbanas. Mais do que isso, os conflitos podem inspirar novas formas de conceber e implementar políticas e planos.

Em face ao conflito, o main stream aponta para processos participativos e negociais, que têm por fulcro e fim precípuo evitar, contornar, mediar ou resolver conflitos, vistos como disfuncionais, custosos e ameaçadores. A paz e a harmonia cívicas constituiriam, desta perspectiva, a condição para que a cidade-empresa realize seu potencial competitivo: a polis se submete à city, a política cede o passo ao negócio.

O Planejamento Conflitual, ao contrário, aponta e aposta no potencial criativo do conflito, do qual emergem sujeitos coletivos que resgatam a cidade enquanto arena política, isto é, enquanto espaço em que cidadãos se encontram e confrontam para debater e arbitrar os destinos da urbe. Agora é a polis que se impõe à city.

Pelo Brasil e no Mundo, experiências de resistência e luta social pelo território, tem gerado novas práticas de planejamento fundadas no conflito. O encontro pretende reunir pesquisadores, profissionais e ativistas. Pretende trazer para o debate acadêmico, reconhecendo seu potencial criativo e inovador, perspectivas que contribuam para a teoria crítica do planejamento urbano e para a luta por cidades justas.

LOCAL DO ENCONTRO

CBAE / UFRJ
Avenida Rui Barbosa, nº762 - Flamengo - Rio de Janeiro
Ettern - Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza
GPDU
NEPHU - UFF Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos